A Unidade Básica de Saúde (UBS) Paissandu, no Lago Grande, em Santarém, oeste do Pará, realizou 591 atendimentos médicos por meio da teleconsulta médica. Foi o que constataram as equipes técnicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em visita ao local nos dias 5, 6 e 7 de julho.
Atualmente, as teleconsultas médicas são feitas como parte do projeto UBS+Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, sendo uma parceria entre HCFMUSP e a Agência para Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde.
O objetivo da visita da equipe do HCFMUSP à comunidade foi conhecer a estrutura física da UBS, o território, além de apresentar a equipe para os moradores, os objetivos do projeto e os resultados; discutir como o projeto pode ser potencializado e as possíveis oportunidades de melhorias, além da discussão de casos clínicos complexos como forma de capacitação.
“Agradecemos a visita e tenho certeza de que muitas coisas vão melhorar com esse projeto que é uma bênção para nossa população”, afirmou a enfermeira e gerente da UBS Paissandu, Graça Almeida.
Teleleconsulta médica – dados de atendimentos
1ª fase: 528 pacientes atendidos por teleconsultas, do dia 19 de outubro de 2021 até 2 de junho de 2022. Projeto APS Digital era desenvolvido pela parceria entre Prefeitura de Santarém, Reino Unido e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
2ª fase: 468 pacientes atendidos por teleconsultas, do dia 9 de março até 7 de julho deste ano.
Ao todo, 996 pacientes foram atendidos; 91% com satisfação quanto ao atendimento, e a resolutividade das consultas encontrava-se em 92%.
Rompendo as barreiras geográficas, os atendimentos são feitos pelo médico de São Paulo, que se conecta com a comunidade, através da internet. A equipe de enfermagem da UBS Paissandu é composta por Graça Almeida e pelos técnicos de enfermagem Lauro Alves e Zilene Nobre. Eles realizam a recepção e a triagem dos pacientes. Quando o paciente tem problemas de locomoção, a equipe da UBS leva o celular até a residência para que o atendimento seja feito.
Fonte: G1